Open Site Navigation
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

SUZANA MACHAMALE nasceu a 24 de Agosto de 1991, na cidade da Beira, Província de Sofala, Moçambique. É escritora e socióloga. 

OBRAS

Estreou-se, em 2021, com o romance “As Raízes do Rei”, chancelado pela editora Kulera, o primeiro da Tetralogia Príncipes Sangrentos. 

Como tantos escritores, Suzana Machamale não se recorda de como tudo começou, talvez porque “no princípio era o verbo…” e então a escrita é uma condição para a vida. 

Nos próximos tempos para além de dedicar-se à escrita do quarto livro da sua tetralogia, anuncia mais histórias por vir.

 

FAMÍLIA

Filha de António Luís Machamale economista de profissão, natural Inhambane, e de Gracinda Rebelo,‘dona de casa’ de origem Zambeziana, Suzana Machamale, terceira filha de um total de cinco, não chegou a pisar a terra dos seus pais quando era criança, sendo a Beira, seu berço e onde viveu a infância, onde os traços do que viria a ser adulta se desenharam. Entre o centro da cidade da Beira, os bairros da Manga e Ponta-Gêa, fez-se a sua vida até aos 13 anos, convivendo sobretudo com os seus avós maternos e primos.

Mas a sua vida, por razões de trabalho por parte do seu pai, foi dar à cidade de Chimoio, província de Manica, de onde partiu para Maputo, onde se encontra a residir e a trabalhar.

 

EDUCAÇÃO

Entre 1997 e 2003 fez o ensino primário na Escola Primaria Completa Agostinho Neto, na cidade da Beira. 

Iniciou o ensino médio em 2004, na Escola Secundária Samora Moisés Machel, na Beira. Entretanto, por questões de trabalho do seu pai, por volta do segundo semestre daquele ano, teve de mudar-se com a família para Chimoio, província de Manica, onde concluiu o ensino médio na Escola Secundária Secundária Samora Moisés Machel. 

Em 2009, mudou-se para Maputo, onde graduou-se em Sociologia pela Universidade Eduardo Mondlane, em 2014. Sobre essa etapa da formação superior, comenta:

Meus pais queriam que eu fosse fazer o ensino superior na Beira, porque lá eu ficaria na casa do meu tio, onde uma das minhas irmãs velhas estava a morar. Meus pais, principalmente o meu pai, não faziam ideia que eu queria estudar em Maputo e que não me importava em viver em um lar de estudantes, sem ninguém para cuidar de mim. Sempre tive tendências antissociais e ao mesmo tempo um espírito muito livre, logo, mudar-me de uma Província para outra sempre foi algo fácil para mim. Embora eu não goste de socializar eu sempre encarei as mudanças de residência como uma aventura, um lugar novo, novas coisas por descobrir e conhecer. A ideia de ir para um lugar onde ninguém me conhece, por alguma razão que não sei explicar, me encanta.

Actualmente trabalha no ramo de Energias Renováveis.

Nome do autor: Suzana Machamale

Nome próprio: Suzana Machamale

Data de nascimento: 24 de Agosto de 1991

Género Literário: Ficção narrativa

Suzana Machamale

Galeria da autora