Open Site Navigation
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

Autores moçambicanos na Feira do Livro de Lisboa e do Porto


A Feira do Livro de Lisboa e a Feira do Livro do Porto contam com obras de autores moçambicanos disponibilizadas por editoras portuguesas. Bento Baloi e Álvaro Taruma estarão presentes nas feiras para autógrafos e lançamentos.


Obras de autores nacionais apresentadas em Lisboa e Porto | Foto: Izidro Dimande/Catalogus


Desde 26 de agosto que decorre a Feira do Livro de Lisboa, no Parque Eduardo VII e vai até domingo, 12 de Setembro. Entre milhares de livros em circulação naquele evento importante para o mercado livreiro da língua portuguesa, encontram-se obras de autores moçambicanos.

Destaque vai para o mais recente romance do escritor e jornalista Bento Baloi, “No Verso da Cicatriz” que em Portugal sai pela Alêtheia Editores (leia aqui sobre o livro). O evento de apresentação terá lugar no dia 11 de Setembro, às 14h no auditório Nascente e de seguida estará em sessão de autógrafos no stand da Alêtheia na Feira do Livro de Lisboa.


Álvaro Taruma: de Porto à Lisboa com “Animais do Ocaso”


O poeta Álvaro Taruma que escala Portugal a partir desta quarta-feira, onde, dentre outras actividades, vai apresentar o seu novo livro, “Animais do Ocaso” no sábado (4) na Feira do Livro do Porto, e estará presente no stand da editora Exclamação para “autografar os livros e trocar experiência com outros autores”, informou em nota o Camões – Centro Cultural Português em Maputo.

No dia 11 de setembro, caberá a vez da Feira do Livro de Lisboa receber Álvaro Taruma e apresentar aos leitores o seu mais recente livro.


O prefaciador da obra, o escritor e crítico literário, António Cabrita, destaca na escrita de Taruma o seu forte apelo lírico e sua poesia de cunho existencial, considerando-o um poeta que não receia pôr os dedos nas feridas, não alienando na palavra o seu testemunho histórico e social, e isto embrulhado numa prosódia segura que faz de si um dos nomes cimeiros da atual poesia moçambicana.

“Animais do Ocaso” é o terceiro livro de Álvaro Taruma e é precedido de “Matéria Para Um Grito” (Cavalo do Mar, 2018), galardoado com o prémio BCI de Literatura, na edição de 2019. Álvaro Taruma foi agraciado no ano passado como um dos Escritores do Ano pelo CEMD – Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora, galardão que se espera venha a receber também durante a sua estadia em Portugal.



“Outras” vozes da literatura moçambicana “presentes” em Lisboa e no Porto


Bento Baloi e Álvaro Taruma são os autores que se farão presentes fisicamente para apresentar as suas obras em Lisboa. Mas há outros autores moçambicanos, sobretudo jovens, com obras disponíveis na Feira do Livro de Lisboa e do Porto.

Trata-se dos livros de poesia “O Osso da Água” de Otildo Justino, vencedor do Prémio de Poesia Judith Teixeira 2020 e “Odisseia da Alma” de Morgado Mbalate, ambos editados e disponíveis nas duas feiras pela Edições Esgotadas.






102 visualizações0 comentário