Open Site Navigation
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

Antologia “Espíritos Quânticos” de ficção especulativa é lançada em Maputo

O livro “Espíritos Quânticos – Uma jornada por entre histórias de África em Ficção Especulativa”, com participação de 31 autores africanos, organizado pela escritora Virgília Ferrão, é lançado nesta sexta-feira, 01 de Abril, na Fundação Fernando leite Couto (FFLC), em Maputo.




Adelino Luís, Agnaldo Bata, Álvaro Taruma, Andreia da Silva, Bento Baloi, Came, Dalêncio Benjamin, Daniel da Costa, Jeconias Mocumbe, João Baptista Caetano Gomes, Jorge Ferrão, José Luís Mendonça, Lex Mucache, Léo Cote, Luís Eusébio, Marcelo Panguana, Marvin Muhoro, Mateus Licusse, Mélio Tinga, Mia Couto, Nick Wood, Oghenechovwe Donald Ekpeki, Ortega Teixeira, Ossulo Wripa, Shadreck Chikoti, Sonia Jona, Suleiman Cassamo, Teresa Taímo, Vera Duarte, Virgília Ferrão e Zukiswa Wanner, são os autores que tem as histórias publicadas na antologia.

A iniciativa inédita colocará os leitores a viajarem pelo fantástico africano, imaginado e escrito por escritores de vários países entre conhecidos e os que ainda trilham o caminho da descoberta.


A professora brasileira de literatura, Ana Rita de Santiago, em resenha publicada no blog Diário de uma qawi que suporta a iniciativa, abre-nos o livro:

“Múltiplas vozes narram, dentre outras temáticas, sobre o sobrenatural, a feitiçaria, legados e patrimônio culturais africanos, o invisível, a ocidentalização de práticas culturais, consideradas tradicionais africanas, o mundo encantado, o mistério, a possessão, o curandeirismo, a premonição, os espíritos de ancestrais, mitos e ritos africanos, como é inerente às narrativas denominadas pelo ocidente como especulativas. Assim, os contos transitam entre a ficção científica, as ficções utópicas e distópicas, até o afrofuturismo.”


A professora afirma ainda que “Espíritos Quânticos é uma relevante travessia ficcional para desvendar mundos, figuras, tempos, lugares e histórias da África. Indico a sua leitura porque, provavelmente, propiciará o conhecimento de eventos históricos e do presente e traços culturais africanos. Além disso, ler as suas narrativas, certamente, oportunizará reflexões sobre singularidades de seus signos linguísticos, culturais e sagrados e, indubitavelmente, favorecerá o importante exercício de (re) intepretação de seus sentidos e significados.”


A obra já está disponível nas livrarias. O CATALOGUS recomenda a compra do livro na nova Livraria da Casa do Professor para quem está em Maputo. “O livro “Espíritos Quânticos – Uma jornada por entre histórias de África em Ficção Especulativa” também será disponibilizado em áudio.

42 visualizações0 comentário